Um espaço dedicado às minhas presunções e reflexões sobre os mais diversos filmes que eu, viciado em cinema, vi, vejo e verei. Assim, posso tentar estipular um debate bacana sobre o cinema em si.

segunda-feira

Fim de semana de um filme só

Pois é galera, num fim de semana que rolou feijoada e festinha até as 5 da matina com bebida liberada, só tive forças para ver um filme entre um evento e outro, que foi:

- COLATERAL ***
De: Michael Mann
Com: Tom Cruise, Jamie Foxx, Jada Pinkett-Smith, Mark Ruffalo, Peter Berg, Javier Bardem

Sinopse: Max (Jamie Foxx) trabalha como motorista de táxi há 12 anos, já tendo levado os mais diversos passageiros a todos os locais de Los Angeles. Porém, em uma noite aparentemente tranquila, ele encontra Vincent (Tom Cruise), um homem que pega o táxi como se fosse um passageiro qualquer. Porém Vincent é um assassino de aluguel, que está na cidade para completar o plano de um cartel do narcotráfico, que está prestes a ser condenado por um júri federal. Vincent precisa matar 5 testemunhas-chave do processo e conta com Max para fugir da polícia local e do FBI, logo após cometer os assassinatos. Obrigado a seguir as ordens de Vincent, Max precisa ainda lidar com a possibilidade de ser morto por seu passageiro a qualquer momento, já que Vincent pode usá-lo para proteção pessoal.

Opinião: Confesso que eu vi esse filme despretensiosamente com a minha mulher no cinema e saí bem impressionado com o filme. Já tinha gostado de filmes anteriores de Michael Mann (Fogo contra Fogo, Ali, O Informante), e com esse não foi diferente. A fotografia, as tomadas e a montagem (indicada ao Oscar) passam bem o ambiente onde se passa a maior parte do filme (o táxi de Max, personagem de Jamie Foxx, indicado ao Oscar de coadjuvante por esse filme, no mesmo ano em que ganhou com o filme Ray, interpretando Ray Charles magistralmente). Aliás, apesar do personagem-central do filme ser Max, quem rouba a cena é Vincent, interpretado por um envelhecido (ou sem Wellaton na cabeça??) Tom Cruise, que mostra muita segurança e desembaraço como o assassino particular. Eu diria que o grande problema do filme é a total falta de carisma de Jamie Foxx com Jada Pinkett-Smith (a Niobe de Matrix), será que Will Smith esteve vigiando a esposa nos sets ??

Curiosidades:
- A versão inicial do roteiro de Colateral dizia que os acontecimentos do filme seriam em Manhattan, na cidade de Nova York. Após a entrada de Michael Mann no projeto a cidade foi substituída por Los Angeles.
- Frank Darabont (diretor e roterista de Um Sonho de Liberdade e À Espera de um Milagre) chegou a escrever uma das versões do roteiro de Colateral, antes da versão final de Stuart Beattie.
- Russell Crowe (Gladiador) chegou a estar cotado para interpretar o personagem Vincent.
- Adam Sandler (O Paizão) chegou a estar cotado para interpretar o personagem Max.
- Val Kilmer (The Doors) chegou a ser escalado para interpretar o detetive, mas teve que desistir do personagem devido a conflito de datas entre as filmagens de Colateral e Alexandre (2004, de Oliver Stone).
- Dennis Farina (Snatch - Porcos e Diamantes) esteve cotado para ser o substituto de Val Kilmer, perdendo o papel para Mark Ruffalo (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças).
- Cerca de 80% das imagens filmadas em Colateral foram capturadas através de câmeras digitais.
- Tom Cruise adiou o início das filmagens de Missão Impossível 3 para poder atuar em Colateral.
- Inicialmente Hans Zimmer seria o responsável pela trilha sonora de Colateral, tendo sido posteriormente substituído por James Newton Howard.
- O orçamento de Colateral foi de US$ 60 milhões.


Buenas,

Cadu